Blog

7 COISAS QUE ACONTECEM QUANDO VOCÊ COMEÇA A FAZER PRANCHA TODOS OS DIAS
Exercícios de peso corporal, estão ganhando terreno no mundo fitness, tudo pela praticidade e simplicidade de entrar em forma sem usar nenhuma aparelhagem, apenas seu próprio peso.
10 Agosto 2018
7 COISAS QUE ACONTECEM QUANDO VOCÊ COMEÇA A FAZER PRANCHA TODOS OS DIAS

Prancha, é uma forma de exercício de peso corporal, muito eficaz em sua proposta. Por quê? Porque esse exercício, exige um pequeno investimento de tempo, e oferece a oportunidade de conseguir resultados substanciais em um período relativamente curto de tempo.

Músculos abdominais fornecem suporte para nossa coluna vertebral, e também desempenham um papel vital na prevenção de lesões. No entanto, para executar esta função com sucesso, os nossos músculos do abdômen, braços, ombros e pernas, tem que estarem saudáveis. O que tudo isto significa, é que fazer exercícios de prancha todos os dias é uma ótima maneira de reforçar a sua musculatura, e trabalhar sua coluna vertebral.

Agora, vamos nos concentrar no que vai acontecer quando você começar a fazer prancha todos os dias:

Ombros devidamente alinhados, braços paralelos, coluna reta, bumbum empinado, pernas bem esticadas

Ombros devidamente alinhados, braços paralelos, coluna reta, bumbum empinado, pernas bem esticadas.

1. VOCÊ IRÁ MELHORAR SUA MUSCULATURA E SEU DESEMPENHO

Prancha é o exercício ideal para trabalhar a musculatura abdominal, pois a atividade envolve todos os principais grupos musculares, incluindo o transverso abdominal, o reto abdominal, músculo oblíquo externo e os glúteos. Ao fortalecer esses grupos musculares, você irá notar:

Transverso abdominal:  Aumento da capacidade de levantar pesos.

Reto abdominal: Melhora no desempenho esportivo. Este grupo muscular também é responsável por dar-lhe o famoso “six pack” (abdômen definido).

Músculos oblíquos: Melhoria na capacidade de flexão lateral.

Glúteos: Melhora o suporte para as costas, e ajuda a definir o bumbum

2. VOCÊ IRÁ DIMINUIR O RISCO DE LESÕES NAS COSTAS E COLUNA VERTEBRAL

Fazer prancha, é um tipo de exercício que lhe permite construir músculos, e ao mesmo tempo, não permite que você coloque muita pressão sobre a coluna ou quadril. De acordo com a American Council on Exercise, fazer prancha regularmente não só reduz significativamente a dor nas costas, mas também fortalece os músculos e garante um forte apoio para ela, especialmente nas áreas da parte superior das costas.

3. IMPULSIONA O SEU METABOLISMO

Prancha é uma ótima maneira de desafiar o seu corpo inteiro, pois fazê-la todos os dias irá queimar mais calorias do que outros exercícios abdominais tradicionais. Os músculos que você fortalece fazendo esse exercício diariamente, irão garantir que você queime mais energia, até mesmo você que é sedentário. Além disso, reservar um tempo de 10 segundos a 1 minuto para realizar esse exercício diariamente, antes ou depois do trabalho, não só irá proporcionar uma melhora no seu metabolismo, mas também irá garantir que essa taxa metabólica permaneça elevada durante todo o dia, até mesmo quando você estiver dormindo.

4. IRÁ MELHORAR SIGNIFICATIVAMENTE SUA POSTURA

Fazer prancha melhora significativamente a sua capacidade de ficar com postura reta e estável. Através do fortalecimento dos grupos musculares já citados a cima, você será capaz de manter a postura correta em todos os momentos, pois os músculos do abdômen tem um efeito profundo sobre a condição geral do seu pescoço, ombros, peito e costas.

5. VOCÊ IRÁ MELHORAR SEU EQUILÍBRIO

Alguma vez você já tentou se equilibrar com uma perna só e não deu muito certo? A musculatura abdominal pode ter grande relação com isso, acontece que quando seus músculos abdominais não são fortes o suficiente, eles não provém a força necessária para lhe dar equilíbrio. E fazendo prancha lateral (imagem abaixo), é uma ótima maneira de conseguir melhorar nisso.

6. FLEXIBILIDADE

A flexibilidade é um dos principais benefícios de fazer prancha regularmente, Neste exercício, os grupos musculares posteriores, expandem-se e estendem-se (ombros, omoplatas, e clavícula). Com uma prancha lateral adicionada à mistura, você também pode trabalhar seus músculos oblíquos. Isto irá fornecer-lhe mais benefícios quando trata-se de hiper-estender os dedos dos pés, um movimento que é crucial para suportar o peso do seu corpo.

7. VOCÊ IRÁ TESTEMUNHAR BENEFÍCIOS MENTAIS

Exercícios de prancha tem um efeito em nossos nervos, tornando-os um excelente meio de melhorar o humor geral. Como? Bem, ele estica grupos musculares que contribuem para o estresse e a tensão no corpo. Basta pensar nisso: você está sentado em sua cadeira, em casa ou no trabalho, durante todo o dia, os músculos das coxas ficam apertados, as pernas ficam pesadas devido a posição durante várias horas; a tensão desenvolve-se em seus ombros. Estas são algumas das circunstâncias que colocam muito estresse sobre os músculos e nervos. A boa notícia, é que prancha não apenas acalma o seu cérebro, mas também pode tratar a ansiedade e os sintomas de depressão. Mas só se você torná-lo parte da sua rotina diária.

Agora, a última coisa que resta a fazer é dar-lhe um exercício de prancha que você pode fazer para conseguir grandes resultados em apenas 5-10 minutos por dia.

Plank Exercises

Fonte: Afitness