Blog

8 alimentos que estimulam a sensibilidade nos dentes
Alimentação é um dos fatores responsáveis por deixar a arcada vulnerável ao problema
14 Maio 2018
8 alimentos que estimulam a sensibilidade nos dentes

“Uma dor aguda e de curta duração”. É assim que o dentista Antonio Sallum, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no interior paulista, define a sensibilidade nos dentes. A dor causada pela condição aparece logo após um estímulo, como o contato com algo frio ou quente. Mas esse desconforto incomoda quando a adversidade já está instalada. Isto é, quando houve erosão do esmalte dentário ou a retração da gengiva, deixando expostos os tubos dentinários – são eles que sofrem quando o sorvete ou o café entram em cena.

Leia mais: 3 dicas para manter os dentes saudáveis na velhice

Esse processo pode ter início, basicamente, por causa de dois fatores: locais, decorrentes de traumas na escovação, ou sistêmicos, como o refluxo gástrico e outras condições que expõem os dentes aos ácidos presentes no estômago. “Mas os alimentos que possuem pH muito ácido também têm participação nessa história”, alerta Sallum.

Veja, abaixo, a lista dos alimentos caracterizados por uma maior acidez:

1.    Cerveja – pH 4,0 – 5,0
2.    Tomate – pH 3,7 – 4,7
3.    Maçã – pH 3,8
4.    Catchup – pH 3,7
5.    Refrigerante – pH 2,7
6.    Vinagre – pH 2,4 – pH 3,3
7.    Café – pH 2,4 – 3,3
8.    Limão – pH 2,2

O truque é maneirar nesses alimentos e não sair correndo para escovar os dentes após consumi-los. “Ao contrário do que se imagina, o ideal é esperar de 20 a 30 minutos, já que o creme dental pode reagir com os ácidos e agravar a corrosão”, conta o especialista. A sensibilidade nos dentes atinge cerca de 30% da população e, se não tratada, abre as portas para condições ainda mais severas, como gengivite e periodontite. “A maioria das pessoas nem relata o quadro, já que a dor é breve”, constata Sallum.

Fonte: Saúde Abril