Blog

8 razões para o sono ser crucial para a saúde e hipertrofia
Dormir bem vai muito além de “apenas” auxiliar a recuperação muscular. Sono inadequado pode interferir em diversos processos do organismo que direta e indiretamente poderão afetar a sua saúde (consequentemente a sua massa muscular também).
13 Dezembro 2017
8 razões para o sono ser crucial para a saúde e hipertrofia

Veja 8 razões explicando porque o sono é tão importante…

1 – Dormir mal facilita o acúmulo de gordura

De acordo com pesquisas, pessoas que dormem pouco costumam ter mais gordura do que aqueles que dormem adequadamente.

Na verdade, sono inadequado é um dos maiores fatores de risco para obesidade. Em um estudo, crianças e adultos que dormiam pouco eram 89% e 55% (respectivamente) mais propensos a se tornarem obesos do que aqueles que dormiam bem.

Cientistas acreditam que isto acontece porque a privação do sono influencia diversos fatores que facilitam o ganho de gordura, principalmente os níveis de hormônios e a motivação para realizar exercícios.

2 – Dormir mal atrapalha a dieta

Privação do sono afeta a flutuação diária dos hormônios do apetite, fazendo com que exista maiores níveis de grelina, o hormônio que estimula o apetite, e menos leptina, o hormônio que suprime o apetite.. Isto pode afetar diretamente a dieta, causando impulsos de comilança (que nem sempre poderão estar de acordo com o seu objetivo).

3 – Dormir bem aumenta o foco e produtividade

O sono adequado é importante para várias funções cerebrais. Isto inclui a cognição, concentração, produtividade e performance. E tudo isso é afetado quando começamos a negligenciar o descanso.

4 – Dormir bem aumenta a performance em exercícios

Em um estudo envolvendo jogadores de basquete, os envolvidos que dormiam adequadamente mostravam maior velocidade, precisão nos lançamentos, e bem estar mental do que aqueles que não dormiam bem.

5 – Dormir mal aumenta o risco de doenças cardíacas e infarto

Uma análise de 15 estudos científicos mostra que pessoas que dormem pouco possuem maior risco de adquirir doenças cardíacas e sofrer infarto do que aqueles que dormem 7 a 8 horas por dia.

6 – Sono inadequado afeta o metabolismo da glicose e aumenta o risco de diabetes tipo 2

De acordo com estudos, a restrição do sono afeta os níveis de açúcar no sangue e reduz a sensibilidade à insulina, aumentando significativamente os riscos de adquirir diabetes tipo 2.

7 – Dormir mal pode causar depressão

Problemas psicológicos, como depressão, possuem uma ligação forte com níveis de sono inadequados. Seja propositalmente ou por problemas como insônia, é estimado que cerca de 90% dos pacientes com depressão reclamam de algum problema relacionado a qualidade do seu descanso.

8 – Sono melhora o sistema imunológico

Até mesmo uma pequena diminuição no período do sono pode afetar o sistema imunológico. Em um estudo de 2 semanas os cientistas, propositalmente, expuseram os envolvidos à vírus que causam a gripe, aqueles que dormiram menos de 7 horas por dia, tinham até três vezes mais chances de pegar gripe do que aqueles que dormiram 8 horas ou mais.

Palavras finais

A principio, o artigo parece ser direcionado apenas à manutenção da saúde, mas não se engane, cada item – sem exceção – pode afetar direta e indiretamente a sua vida nos treinos. Desde a sua energia para treinar até como o corpo responde à dieta, o sono é um pilar fundamental para hipertrofia que não pode ser ignorado.