Blog

A Importância do Descanso para o Crescimento Muscular
02 Fevereiro 2018
A Importância do Descanso para o Crescimento Muscular

Depois de um dia cansativo o nosso corpo exige alguns minutos de descanso para se recompor para as próximas atividades. Até mesmo depois de meio período, o nosso corpo exige uns minutinhos pós refeição do almoço para se manter bem durante o resto do dia. E tem também as 8 horas primordiais que é necessário ter todos os dias para recarregar as energias.

Já reparou que todas as vezes que o sono é perdido durante a noite o estresse acaba sendo inevitável? Dormir é tão importante quanto comer. Ninguém consegue ficar uma noite sem dormir e permanecer com um humor formidável, a pele do rosto radiante, o raciocínio exemplar e o anabolismo em alta.

Quanto tempo eu devo dormir por noite?

Os médicos costumam recomendar de 6 a 8 horas por noite.

E se eu dormir mais de 8 horas por noite?

Já reparou que quando você dorme demais ao invés de acordar bem disposta, você acorda como se um caminhão tivesse passado por cima de você e acaba ficando com preguiça o resto do dia?

Da mesma forma que o celular quando descarrega precisa ficar em repouso recebendo energia, assim é o nosso corpo. Ele trabalha durante o dia, se mantendo com a alimentação e o uso de vitaminas e aguentando a todo momento o estresse. No fim do dia, ele descarrega e necessita se manter em repouso para recuperar toda a carga para que no próximo dia comece tudo novamente.



O que acontece durante o sono?

A tal famosa frase “É durante o sono que os seus músculos crescem” o que ela realmente quer dizer?

Enquanto dormimos o nosso corpo trabalha, ele repara, reconstrói e constrói aquilo que foi perdido durante o dia (tecidos e células). E libera hormônios em maiores quantidades, Testosterona, Progesterona e GH.

Observei ao longo desses anos que na maioria das vezes, as dúvidas são sempre as mesmas a respeito de como conseguir obter resultados na musculação. E esse é um assunto que envolve primeiramente o descanso e alimentação, que na maioria dos casos as pessoas deixam a desejar.

Em primeiro lugar ponha uma coisa na sua cabeça: ninguém cresce dentro da academia, você irá crescer fora dela! É durante o descanso que vai ocorrer à hipertrofia. É claro, para isso, você terá que se alimentar com qualidade. O consumo de antioxidantes também é muito importante, pois eles diminuem a ação dos radicais livres (substâncias que danificam células saudáveis, facilitando sua oxidação e morte).

Um treino mais intenso gera maior quantidade de radicais livres no corpo pois aumentam a captação do oxigênio. Sendo assim, você deve enriquecer sua dieta com nutrientes antioxidantes, usando multivitamínicos e também recuperadores.

É comum escutarmos pessoas falarem “eu treino tanto e não consigo obter resultados” ou “eu treino há anos e não tenho esse corpo”. A quantidade de massa muscular tem grande influência sobre o gasto energético. Segundo Raphael Lorete, “O músculo é um tecido metabolicamente ativo, e, quanto mais massa muscular você tiver no corpo, maior será o seu gasto calórico.”

Então a chave para o sucesso é composta por: Nutrição + Treino + Descanso.

Artigo escrito por Larissia Marques