Blog

Como aproveitar da melhor forma o descanso entre as séries
13 Setembro 2017
Como aproveitar da melhor forma o descanso entre as séries

A maioria desconhece ou ignora a importância do descanso para a melhor obtenção de resultados e, consequentemente, seus períodos de intervalo são preenchidos por conversas com colegas de treino ou com mensagens que têm para responder no WhatsApp.

É lógico que, para determinarmos o descanso ideal, devemos ter consciência do real objetivo do treino: hipertrofia, ganhos de força, emagrecimento, qualidade de vida, etc. É muito difícil manter uma carga elevada e ter um curto período de descanso, mas essa diminuição da carga é compensada através da resposta metabólica e da intensidade empregada nessa prática.

Um estudo publicado no Journal of Science and Medicine in Sport avaliou o resultado de treinamento com períodos de descanso de 30s, 1min e 2 min (BOTTARO et al., 2009). De acordo com o estudo, os níveis de hormônio do crescimento foram maiores nas pessoas que treinaram com 30s de descanso se comparados com os de pessoas que tiveram períodos de descanso maiores.

Para os alunos que desejam hipertrofia, sugiro que haja uma variação entre os períodos de descanso, sempre levando em conta a quantidade de carga, volume e intensidade empregados na sessão de treinamento. Quando for utilizar bastante peso, opte por descansar entre 1 minuto e meio a 2 minutos (treinamentos tensionais). Para treinamentos mais intensos, opte por períodos de descanso de 30 a 40 segundos.
Para os que desejam realizar treinamento de força pura e levantar realmente muito peso, as séries de descanso devem variar de 2 a 5 minutos.
Se o seu objetivo é reduzir o percentual de gordura corporal, aconselho que utilizem períodos de descanso reduzido, em torno de 30 segundos. Para se obter um resultado ainda melhor, o “descanso ativo” também pode ser uma opção muito válida. Trata-se da utilização do período de descanso entre as séries principais para realização de outro exercício de cunho aeróbico, com o objetivo de manter a frequência cardíaca elevada. Podemos exemplificar da seguinte forma: o aluno irá fazer um exercício de agachamento e, entre uma série e outra, utiliza o tempo de descanso realizando saltos no lugar, corridas, polichinelos, etc.

Assim, para que você possa melhorar seu desempenho e alcançar os objetivos de forma mais rápida, preste mais atenção nessa variável tão importante: o tempo de descanso.

Bom treino a todos!

Professor Diego Cardoso