Blog

Entenda as causas das dores musculares pós-treino
Sentir dores musculares pouco tempo depois de entrar na academia é bastante comum. No entanto, depois de algum tempo fazendo exercícios, será que sentir essas dores é normal?
03 Agosto 2018
Entenda as causas das dores musculares pós-treino

O que causa as dores musculares pós-treino?

Sentir os músculos doloridos após o treino pode ser algo normal, particularmente em situações de mudanças na intensidade ou exercícios realizados. As principais teorias que explicam essas dores são: a conhecida “Dor muscular tardia” e as microlesões.

A dor muscular tardia é o motivo mais comum para dores musculares após os exercícios. No momento da musculação acontece a dilatação das fibras musculares, esse processo, naturalmente, pode causar um pouco de dor durante a recuperação, como reação aos movimentos de dilatação e contração. Esse tipo de dor muscular costuma aparecer cerca de oito horas após a realização do treino e durar até 72 horas.

Nesse processo também podem ocorrer microlesões, particularmente quando há um maior esforço. Elas são lesões que afetam o tecido muscular, acompanhadas de pequenas inflamações. Reagindo à inflamação, o organismo libera enzimas para realizar o processo de regeneração muscular, causando as dores musculares.

Quando devo me preocupar com as dores musculares?

Existem duas situações primordiais de alerta diante dos músculos doloridos: uma é quando a dor persiste e começa a causar significativas limitações do movimento. Nessa situação, também podem ocorrer outros sintomas, como febre e alteração na urina. Outro motivo de preocupação é se as dores forem agudas e acontecerem durante o exercício. Algo pode estar errado, desde uma possível doença até a execução errada do treino.

Nesses casos, procure conversar com o seu professor da academia para que ele verifique se você está executando algum movimento inadequado ou exageros que favorecem a dor. Principalmente no primeiro caso, é importante, também, procurar o médico para entender se existe algum motivo secundário para a dor ou se houveram lesões mais graves.

O que fazer para aliviar os músculos doloridos?

A melhor forma de lidar com as dores musculares é prevenir, através de um aquecimento e alongamento adequados antes da realização dos exercícios. Mas, caso isso ainda não revolva, as soluções são bem clássicas: compressas de gelo podem ser aplicadas no local por cerca de 20 minutos e depois retiradas, sendo que esse processo pode ser repetido até que se sinta alívio.

Analgésicos e anti-inflamatórios também são válidos para aqueles que não tiverem tempo para fazer as compressas. Outras alternativas interessantes são as massagens e os exercícios voltados ao relaxamento, como o yoga.

Agora você está por dentro dos principais motivos causadores de dores musculares pós-treino e também já sabe quando deve se preocupar com elas e como lidar com as dores consideradas normais. No entanto, você sabia que não são apenas os exercícios físicos que podem causar dores musculares? Provavelmente sim e até já sentiu!

Afinal, hoje em dia não é muito raro sofrermos com o efeito do estresse, ansiedade e outros incômodos emocionais que acabam afetando o corpo.