Blog

O EXERCÍCIO FÍSICO AJUDA NO COMBATE AO ESTRESSE?
Atualmente, o estresse anda cada vez mais presente em nosso dia a dia, e a prática de exercício físico pode ajudar a resolver esse problema.
20 Julho 2018
O EXERCÍCIO FÍSICO AJUDA NO COMBATE AO ESTRESSE?

O estresse está cada vez mais inserido em nossa rotina. Desafios no trabalho, faculdade, trânsito diário nas grandes cidades, violência e tantos outros pontos que contribuem pelo excesso de estresse tomam conta do nosso corpo.

Como consequência dessa rotina maluca, a prática de hábitos saudáveis, como exercícios físicos e uma alimentação adequada, fica em segundo plano. Mas, sabia que isso pode ser a solução dos problemas?

O esporte auxilia a diminuir os níveis de estresse?

Quando em alto nível, o estresse pode levar à dificuldade de concentração, cansaço mental, indiferença emocional, agressividade, incapacidade de relaxar, perda de memória imediata e apatia, bem com outros fatores que acabam influenciando nossa vida profissional e pessoal.

A prática regular de atividade física é uma das maneiras mais eficazes de combater esse problema. Ao inserir os exercícios em sua rotina, ocorre a redução dos níveis de ansiedade e depressão, melhora do humor e aumenta a autoestima e a sensação de bem-estar.

Quais são esses exercícios?

Não há nenhuma prática específica, ela pode ser desde uma simples caminhada até um treino longo de natação ou karatê. No caso, a pessoa poderá escolher uma atividade que lhe faça bem e terá excelentes resultados, melhorando sua vida como um todo.

Uma série de benefícios psicofisiológicos ocorrem durante uma atividade física regular, por conta da liberação de alguns hormônios produzidos por glândulas, como a nossa conhecida adrenalina, que age quando ocorre um estresse físico, emocional ou ambos.

Em linhas gerais, é essencial estar sempre em movimento para sua saúde física e mental, pois dessa forma é possível reduzir os níveis de estresse e ter uma vida mais calma e sem estresse.

Fonte: Nutridirect