Blog

O que é e como treinar Calistenia?
28 Outubro 2017
O que é e como treinar Calistenia?

Você já ouviu falar em calistenia? Provavelmente não, pois esse nome pode parecer um pouco estranho aos ouvidos, não é mesmo? No entanto, é muito mais simples do que você imagina, e quando descobrir do que se trata, vai perceber que você já praticou sem saber o que era!

A calistenia é um tipo de exercício físico já bastante antigo, mas que ainda permanece em alta e tem feito com que os seus praticantes alcancem resultados significativos. Mas afinal, do que se trata? A calistenia é a prática de alguns exercícios utilizando a força corporal. Viu só como você já conhecia, sem saber?

A origem da palavra calistenia vem do grego, onde kallos significa “belo” e sthenos significa “força”. Dessa forma, todos os treinos de calistenia utilizam apenas a força do próprio corpo, e em alguns casos, alguns objetos simples, como apoios e barras.

Pensando assim, até parece que a calistenia é um exercício leve e fácil de fazer, não é mesmo? Pois se você está pensando assim, saiba que está muito enganado!

A calistenia requer uma força muito grande de seus praticantes, envolvendo e trabalhando todas as partes do corpo. Dessa forma, a técnica é muito utilizada desde os anos 80 como uma forma de tonificar os músculos do corpo e emagrecer.

Benefícios da Calistenia

Agora você deve estar se perguntando: quais são os benefícios de se realizar a calistenia? Em primeiro lugar, a calistenia serve para tonificar o corpo e emagrecer, sendo muito eficaz para essas finalidades. Além disso, o método também auxilia na desenvoltura, resultando em uma musculatura muito mais forte, ágil e resistente.

A calistenia serve como um treinamento funcional, que é totalmente diferente dos exercícios praticados em uma academia, por exemplo. A vantagem disso é que, como ela trabalha todas as partes do corpo, ela tem uma grande serventia para as atividades do dia a dia.

Outra grande vantagem da calistenia é que ela não se limita a exercícios isolados, como acontece na maioria dos treinos de academia, colocando todo o corpo em sintonia.

Os exercícios calistênicos podem ser praticados em qualquer lugar, especialmente ao ar livre. Portanto, é uma ótima opção para quem gosta de se exercitar junto à natureza, aproveitando o ar livre.

Quem pode treinar a calistenia

Já que se trata de um exercício que é feito apenas com a força do corpo, qualquer pessoa pode fazer esse treino? A resposta é sim, porém, é preciso respeitar os limites de cada um.

Por exemplo, se se tratar de uma pessoa sedentária, que não tem o hábito de praticar atividades físicas, é importante começar aos poucos, com exercícios leves, e ir aumentando a intensidade gradativamente.

Os quatro exercícios calistênicos mais básicos, que qualquer pessoa pode fazer, são:

Agachamento – Em pé com as pernas na linha do quadril, coluna reta, abdômen contraído, descer levando o quadril para trás, mantendo os joelhos na linha da ponta do pé. Veja mais sobre o agachamento nesse post e suas variações.

Barra fixa – Com as palmas da mão virada para você, braços na linha do ombro, puxar até a barra chegar na linha do ombro. Veja mais sobre como fazer e treinar para fazer barra fixa.

Prancha – Um ótimo exercício que dará base para muitos outros, de barriga para baixo, apoiar os cotovelos no chão mantendo alinhados com o ombro. Subir o quadril, mantendo o abdômen bem contraído e segurar por um tempo determinado. Veja mais sobre o exercício Prancha.

Flexão de braço – Deitado com barriga para baixo, mãos na linha do peitoral, cotovelos voltados para fora, empurrar o chão mantendo abdômen firme até extensão máxima do cotovelo, flexiona-lo novamente até encostar o peitoral no chão. Veja mais sobre a Flexão de braço nesse post.

Assim que esses quatro exercícios se tornarem fáceis, isto é, quando você se sentir à vontade para realizá-los e perceber que não está precisando fazer tanta força, aí sim você poderá avançar um pouco mais e começar a praticar outras versões mais complexas, agregando outros exercícios como a prancha, a parada de mão (conhecida como bananeira), a bandeira humana ou a flexão asteca.



Calistenia: a “febre” do momento

Agora que você já sabe o que é e quais são os exercícios, saiba que a calistenia é um método que está em alta no momento, sendo muito utilizada nos treinos de Crossfit, por exemplo.

A calistenia é um exercício completo, porém, não serve para quem deseja promover a hipertrofia dos músculos, pois ela serve apenas para aumentar a resistência e tonificar o corpo, auxiliando no processo de emagrecimento, e não no ganho de massa muscular. Portanto, é uma ótima opção para quem deseja emagrecer sem precisar sair de casa!

Gostou? Compartilhe e Bom treino!