Blog

Saiba os efeitos da música durante o seu treino
Treinar escutando música é muito melhor do que treinar em silêncio ou apenas com os ruídos do ambiente, não acha? Acreditamos que a grande maioria das pessoas vão concordar com essa afirmação, e isso não é por acaso.
17 Outubro 2018
Saiba os efeitos da música durante o seu treino

Estudos científicos já comprovam os benefícios da música para as mais diversas atividades, dentre elas, os exercícios físicos. Aqui vamos te mostrar algumas das vantagens que a música poderá trazer ao seu treino. Confira!


Reduz a percepção da dor e do cansaço

Principalmente para quem está começando a praticar exercícios ou está em uma fase de transição no treino, as dores e a fadiga são intensificadas por causa do esforço maior demandado dos músculos e do sistema nervoso para coordenar novos movimentos e concentrar energia em certos movimentos.

Para esses e outros casos, a música ajuda a reduzir essa sensação de dor e cansaço, permitindo um melhor aproveitamento do exercício e intensificando o seu prazer. Esse efeito é resultado da atuação da música nas áreas do cérebro responsáveis pelo prazer, fazendo com que sejam liberadas no corpo substâncias que ativam essa sensação, como a dopamina.

Melhora o desempenho durante o treino

Escutar música durante as atividades físicas também aumenta o desempenho dessa prática, afinal, quanto mais prazer temos em uma atividade, melhor executamos, não é? Mas não é apenas por isso que o desempenho é melhorado.

Há mais de um século a ciência tem conhecimento de que o homem tem uma tendência natural a sincronizar seus movimentos com um determinado ritmo. Você pode até testar isso: tente dançar rapidamente ouvindo uma música lenta! Vai dar um nó no seu cérebro e no seu corpo!

Da mesma forma, se você escuta uma música com um ritmo favorável aos movimentos do exercício, poderá realizá-lo de uma forma bastante natural, como se fosse uma dança. Sua respiração e frequência cardíaca também serão beneficiadas por essa harmonia.

Potencializa a memória e o raciocínio

Bom, talvez você não identifique de imediato porque esse efeito da música é benéfico para o seu treino. Acontece que o nosso corpo é uma unidade. Treinar não é só movimentar o corpo, todos os seus músculos, ossos, articulações, órgãos, enfim, todo o seu organismo está conectado ao cérebro. Praticar exercícios também demanda o desenvolvimento de uma inteligência: a inteligência corporal.

Os estímulos externos, como a música, auxiliam na memorização dos movimentos corretos e sequências do treino a partir da associação, principalmente quando ela tem apelo emocional. Uma vez que a música também tem um efeito afetivo, você tenderá a se lembrar melhor da execução do exercício e praticá-lo com mais fluidez. Fora isso, outras atividades cotidianas que exijam memória e raciocínio também serão beneficiadas.

Reduz o estresse e o mau humor

Os exercícios físicos isoladamente já são grandes auxiliares no combate ao mau humor, estresse e outros estados emocionais desagradáveis. Contudo, a música será um “plus” nesse quesito! Como já foi dito, a música influencia no estado emocional e de humor. Se você escuta uma música alegre, a tendência é que se sinta mais alegre também. Se escuta uma música calma, também tenderá a se acalmar, e por aí vai.

Sendo assim, a música contribui para melhorar o seu estado de humor e os efeitos serão duradouros, te acompanhando mesmo depois que terminar as atividades. Por que? Como você estará concentrado na música e nos exercícios, sua cabeça vai se “esvaziar” de pensamentos e ideias que te causam o desconforto emocional, portanto, você ficará renovado.

Esses são apenas alguns dos benefícios da música para o treino. Se quiser aproveitar ainda mais esses efeitos, você deve ficar atento ao ritmo da música e ao seu gosto musical também! Quanto mais o ritmo for próximo do exercício e quanto mais você gostar da música que escuta, melhores serão os resultados.