Blog

Suplemento Waxy Maize – O que é, para que serve e como tomar
09 Setembro 2017
Suplemento Waxy Maize – O que é, para que serve e como tomar

Existe uma diferença quanto ao índice glicêmico do suplemento Waxy Maize se comparado a maltodextrina e a dextrose. Saiba mais nesse artigo e também informações de como tomar corretamente.

Não importa o que você faz. Se pratica musculação, pedala, faz natação ou corrida. Para toda e qualquer atividade física o nosso organismo precisa de um ingrediente em especial: o carboidrato. Essa substância é a nossa principal fonte de energia nesses momentos. É por isso que quem pratica qualquer modalidade de exercícios físicos não pode fazer uma dieta se privando de carboidratos. Além disso, esse nutriente auxilia na absorção das proteínas pelo organismo.

Em muitos casos, os carboidratos são considerados os vilões das dietas. Mas, eles são, na verdade, os mocinhos. Sem eles você não conseguiria levantar aquela carga na academia ou correr quilômetros todos os dias nas corridas. O correto é você saber diferençar o bom carboidrato do ruim, aquele que se encontra nas padarias e lanchonetes. Um dos principais papéis dos carboidratos é ser armazenado como glicogênio, principal fonte de energia muscular.

O que é o Waxy maize?

O Waxy maize é um suplemento de carboidrato ideal para aqueles que fazem algum tipo de atividade física. Você deve estar se perguntando qual é a grande diferença entre esse suplemento e outros que são encontrados no mercado. O Waxy maize apresenta índice glicêmico menor se comparado a dextrose e maltodextrina, dois dos mais comuns e mais consumidos carboidratos.

O fato de ter baixo índice glicêmico é o que muda tudo. Você consegue uma boa dose de carboidratos com qualidade sem que o pico de insulina se forme. Este, por sua vez, é o grande responsável pelo armazenamento de gordura e formação de tecido adiposo. A insulina é que providencia para que o carboidrato extra seja transformado em fonte de energia de longa duração, ou seja, a gordura. A maltodextrina, por exemplo, apesar de ser um carboidrato complexo, possui elevado índice glicêmico resultando em elevado acúmulo de gordura dentro das células adiposas.

Composição da Waxy maize

É justamente a composição do Waxy maize que faz dele um suplemento tão eficaz. Ele é produzido a partir do amido, extraído de um determinado tipo de milho que é cultivado nos Estados Unidos. Essa espécie de amido é constituído por 70% amilopectina e 30% de amilose (baixo pelo molecular). Essa combinação faz com que o Waxy maize seja metabolizado de forma mais rápida do que outros carboidratos e ainda consegue fornecer energia por mais tempo sem elevar o nível de insulina formando os temidos picos.

Os benefícios Waxy maize

Quem está querendo uma alimentação melhor e está com dificuldades de achar um bom carboidrato para fornecer energia durante os exercícios aeróbicos ou de hipertrofia, o Waxy maize é uma boa opção. Ele não contém açúcar ou glúten e também não retém água. Além disso ele consegue facilitar a absorção de nutrientes que são difíceis de serem metabolizados pelo organismo como os aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA), creatina, a arginina e a beta alanina.

Como tomar o Waxy maize

Por ser livre de açúcar você pode consumi-lo com outros nutrientes como nos shakes de proteína ou em sucos. Antigamente era difícil de ser encontrado no Brasil, mas agora você consegue achar esse suplemento em diversas lojas do país, inclusive em sites bastante confiáveis pela internet. O valor pode variar de acordo com a marca entre R$ 50 a 120. Comparados com a dextrina e a maltodextrina, o Waxy maize é sim mais caro, mas compensa pelos seus componentes.

A dosagem deve estar de acordo com o seu objetivo. Dessa forma, segue abaixo:

Recuperação muscular: entre 5 a 8 g para cada kg de peso por dia;

Treinos intensos e exercícios de longa duração: 10 g de kg de peso por dia;

Para atletas: são entre 7 ou 8 g para cada kg de peso ou de 30 a 60 g para cada hora de atividade física ingerindo a primeira dose apenas depois da primeira hora de treinos.

Contraindicações

Apesar de apresentar baixo índice glicêmico, o Waxy maize não é indicado para diabéticos pois há uma absorção muito rápida do carboidrato. Para qualquer pessoa que queira consumir, o melhor é procurar um nutricionista esportivo para que ele possa ajustar a dosagem de acordo com as necessidades do seu metabolismo. Nunca consuma um valor maior que o recomendado.

Fonte: Treino Mestre