Blog

Treinamento Funcional
18 Setembro 2017
Treinamento Funcional

Fala Galera!!! Tudo Certo?! Bem, eu sou a Cândi e chego aqui hoje pra falar um pouco sobre o famoso Treinamento Funcional que vem fazendo a cabeça de muita gente!

Então, o Treinamento Funcional não entrou no mundo fitness de passagem, mas sim, para ficar. É um treinamento feito para estimular o corpo a fazer aquilo que ele realmente foi feito para fazer: empurrar, puxar, agachar e saltar, de forma correta, forte, ágil e coordenada. Estas são capacidades que muitos de nós perdemos no decorrer da vida.

Um bom exemplo é pular corda. Parece brincadeira de criança, mas não é. Esta atividade visa treinar padrões de movimentos e não músculos em específico, tendo em mente que, treinando movimentos, os músculos automaticamente são trabalhados.

Deixar a musculatura das costas, abdômen e glútea fortes antes de treinar um bíceps, por exemplo, instiga o indivíduo a dominar a carga do seu próprio corpo antes de adicionar uma carga externa. Todos somos atletas no dia-a-dia e devemos ser ágeis e firmes em nossos movimentos. Isso proporciona consciência do nosso próprio corpo, identificação e correções de desequilíbrios musculares, alongamentos e reforços que se fazem necessário pra cada indivíduo evitando lesões em músculos e articulações.

Trata-se de um treinamento global e integrado que condiciona e estimula toda a musculatura corporal de forma equilibrada.
Para os objetivos clássicos de hipertrofia e emagrecimento, SIM, o treinamento funcional é indicado. Nele pode ser aplicados métodos de treinamentos para qualquer desses objetivos.
Com relação ao emagrecimento, tem-se utilizado muito os métodos metabólicos ou em circuito, que também se aplica na sala de musculação. No entanto, os exercícios são integrados de coordenação e de aptidão física no geral.

O Treinamento Funcional também é bem conhecido nas atividades de transferências, onde se treinam tarefas a fim de se aprimorar no esporte favorito, como fazer uma corrida de montanha ou pedalar de forma mais eficiente.

Espero que tenha respondido grande parte das dúvidas sobre esse assunto.

Bom treino!
Cândi Campos