Blog

Treino de Força para Aumentar Massa Muscular
11 Dezembro 2016
Treino de Força para Aumentar Massa Muscular

Quais os benefícios do treino de força?

Nos últimos anos muitos estudos demonstraram os efeitos positivos para a saúde e para o crescimento muscular produzidos por um treino de força bem planejado e executado.

Os treinos de força combinam duas qualidades: Estimulam a hipertrofia, desenvolvendo as fibras e aumentando a massa muscular, e consomem calorias durante e após o treino, reduzindo a gordura corporal.

Por causa do tipo de movimentos, um treino de força pode exercitar todos os grupos musculares do nosso corpo, o que leva a um desenvolvimento muscular geral e equilibrado.

Esse tipo de treino ajuda também a aumentar a densidade óssea, a melhorar o equilíbrio, agilidade, velocidade e coordenação e a prevenir a perda de massa muscular e de força ao longo dos anos.

E engane-se ao pensar que com esse tipo de treino você vai ficar demasiado musculada. Isso é mito. É difícil você ficar demasiado musculada sem haver recurso a hormonas ou esteróides anabolizantes.

As mulheres são geralmente encorajadas a praticar cardio e exercícios com pesos muito leves. Nesses casos, normalmente os benefícios que se verificam são mínimos.

Em que consiste o treino de força?

A sua execução requer a utilização de diversos grupos musculares.

Por isso mesmo, num treino de força realizam-se exercícios que trabalham os grandes grupos musculares do nosso corpo de forma isolada ou composta.

Num treino de força é necessário utilizar bastante peso, perto da força máxima (75-90%), e um baixo número de repetições. Não gaste todo o seu treino fazendo as tradicionais séries de 10 a 15 repetições. Dedique algum tempo do seu treino a executar séries de poucas repetições (não mais de 8) mas com cargas altas. O objetivo é ir aumentando a carga e diminuindo as repetições no decorrer do tempo.

Não se esqueça de aquecer antes e de alongar no final.

Exemplos de exercícios de treino de força:

– Levantamento Terra



– Agachamento com Barra



– Agachamento Frontal



– Afundos com Barra



– Supino



– Remada Curvada com Barra



– Elevações de Tronco