Blog

VOCÊ CONHECE O TREINO DE OCLUSÃO?
12 Agosto 2017
VOCÊ CONHECE O TREINO DE OCLUSÃO?

Parece uma nova moda que tem aparecido nas academias copiadas de youtubers maromba, mas essa é uma técnica desenvolvida pelo cientista e fisiculturista japonês Yoshiaki Sato na década de 60, e desde então, tem sido utilizado como estratégia para estímulos nos ganhos de força e hipertrofia muscular

O que é o treino de oclusão?

Damos o nome de treino de oclusão para o treino em que há uma restrição parcial do fluxo sanguíneo nos músculos. Essa restrição é causada por uma faixa elástica posicionada no músculo a ser trabalhado.

Diferente do que a maioria pensa, o treino de oclusão não diminui o sangue que entra no músculo, mas sim, diminui o fluxo de sangue que sai do músculo, ou seja, ele mantém o sangue "preso" no músculo.


Para que serve o treino de oclusão?

Primeiramente, o treino de oclusão deve ser feito apenas nos membros. (braços e pernas). Entusiastas deste tipo de treino relatem o aumento do pump, que por consequência, geraria maior ganho muscular.

Na minha opinião, o maior fator positivo do treino de oclusão é conseguir os mesmos resultados usando cargas menores. Como treino de oclusão reduz consideravelmente a sua força, você consegue causar um grande stress muscular mesmo usando cargas muito baixas. O que é ideal para pessoas como eu que treinam em casa e não tem grande variedade de anilhas e halteres para aumentar as cargas.

Estudos mostram que a hipertrofia normalmente acontece durante o treino com 70/80% do seu 1RM, porém, com o treino de oclusão, já foram encontradas evidências de hipertrofia com apenas 20% de 1RM.

Isso também pode ajudar a quem tem problemas nas articulações, como eu, que tenho um grave problema no joelho, posso ter o mesmo resultado no agachamento, mesmo levantando cargas menores.


Outro benefício relatado por quem pratica o treino de oclusão é de uma recuperação muscular mais rápida entre os treinos, ou seja, os temidos dois dias após o dia de perna podem não ser tão ruins quando se utiliza a banda de oclusão.

Um estudo brasileiro concluiu que os benefícios do treino de oclusão só começam a aparecer a partir da 3 série feita em oclusão.

Perigos do treino de oclusão

Como disse antes, nunca use cargas pesadas nesse tipo de treino, tente não passar de 50% da sua 1RM.
A maior dificuldade é saber o quão forte devemos apertar a faixa de oclusão. Por isso, antes de tentar este treino procure um especialista.

Fonte: Dicas Maromba