Blog

5 SUGESTÕES DE EXERCÍCIOS COM ELÁSTICOS
06 Março 2023

Costuma treinar com elásticos? Descubra as vantagens de fazer e tipos de exercícios que você pode realizar.

No ginásio existem diferentes ferramentas para o trabalho de força, sendo que as mais utilizadas são as máquinas “tradicionais” e os pesos livres (halteres, barras, etc.). Fora desse grupo, participaram encontrar outros materiais, que nos tempos que correm são muito associados ao treino funcional, mas que para além desse propósito, também podem ser utilizados nos mais diversos objetivos. Um desses exemplos é o elástico.

Existem dois grandes tipos de elásticos na área do fitness , sendo eles a banda elástica e o elástico tubular com pegas. A principal diferença entre eles é que a banda não tem princípio, nem fim, ao contrário do elástico tubular, que tem duas pontas, cada uma com a sua pega. Tanto num como no outro, a dificuldade, medida da maior ou menor resistência, vem normalmente associada a diferentes núcleos, mas atenção que pode diferir de marca para marca.

Como já referido, os exercícios com elástico podem ser utilizados para os mais diferentes, desde a perda de peso , objetivos à resistência muscular, à potência ou até à hipertrofia. Sim, que se engane o “tipo do ferro”, que acha que o elástico é uma ferramenta muito leve para o ganho de massa muscular. Suas características permitem um aumento das fibras musculares recrutadas em determinado movimento, um aumento da propriocetividade e musculatura também protegida e estabilizadora das articulações.

Neste caso específico, sugerimos 5 exercícios para todo o corpo, utilizando apenas o elástico tubular com pegas, com um protocolo que permitirá aumentar a resistência muscular e queimar calorias ! Para isso, deve realizar em cada um dos exercícios 3 séries de 15 repetições, tentando manter uma cadência de 2 segundos na fase de contração muscular e 2 segundos na fase da extensão muscular.

exercícios com elásticos |  agachamentos |  lugar de holmes

1- Agachamento

Com os pés afastados à largura da sua cintura, a ancoragem do elástico deve ser feita por baixo dos pés, tentando que este fique a meio dos mesmos, de forma a evitar que se solte. As mãos agarram cada uma das pontas do elástico. A partir daqui, deve fletir os femininos até ficar, sensivelmente, com as coxas paralelas ao chão e regressar depois à posição inicial. Deve ter atenção ao protegido da coluna (sempre direita), à posição dos joelhos (alinhados com a ponta do pé) e aos pés (sempre totalmente assentes no chão).

exercícios com elásticos |  remeda baixa |  lugar de holmes

2- Remada baixa

Sentindo-se no chão com as pernas esticadas e as costas direitas, a ancoragem do elástico é feita por baixo dos pés, na zona medial, com estes na vertical. Cada uma das mãos segura numa ponta do elástico e com a flexão do braço irá puxar o elástico, aproxima os cotovelos do seu tronco. Para pessoas com maior amplitude articular será normal os cotovelos passarem a linha do tronco.

exercícios com elásticos |  pressione peito |  lugar de holmes

3- Pressione o peito

Neste exercício, o ponto de ancoragem deve ser algo semelhante a um poste ou algo que aguente a tensão, sem se mover, que o elástico irá criar durante o movimento. Depois de feita a ancoragem, deve colocar-se de costas para esse mesmo ponto, segurando as pegas em cada uma das mãos. Os seus braços devem estar fletidos com um ângulo de, mais ou menos, 90º no cotovelo e com estes calçados abaixo da linha do ombro. O movimento será para frente, seguindo uma extensão dos braços, aproximando as mãos uma da outra na fase final. A orientação da palma das mãos pode ser para baixo, para o centro ou com uma rotação de baixo para o centro durante a fase concêntrica do exercício. A colocação dos pés pode ser com um pé à frente e outro mais atrás (permite maior estabilidade), ou com um ao lado do outro (maior instabilidade).

exercícios com elásticos |  exercícios laterais |  lugar de holmes

4- Elevação lateral

Com os pés afastados à largura da sua cintura, a ancoragem do elástico deve ser feita por baixo dos pés, tentando que este fique a meio dos mesmos, de forma a evitar que se solte. As mãos agarram cada uma das pontas do elástico. Os braços devem estar caídos, ao longo do corpo e com a palma da mão voltada para a coxa, como se tivesse as mãos nos bolsos. A partir daqui deve-se afastar os braços do corpo, subindo-os não mais que a altura dos ombros, como se estivesse a criar a letra “T” com o corpo.

exercícios com elásticos |  flexão de braço |  lugar de holmes

5- Flexão do braço

Com os pés afastados à largura da sua cintura, a ancoragem do elástico deve ser feita por baixo dos pés, tentando que este fique a meio dos mesmos, de forma a evitar que se solte. As mãos agarram cada uma das pontas do elástico. Os braços devem estar caídos, ao longo do corpo e com a palma da mão orientada para a frente deve fletir os braços, aproximando as mãos dos ombros. Deverá ter em atenção a posição dos cotovelos, que não deve subir juntamente com o movimento do antebraço, ficando sempre junto ao tronco.

Está pronto para começar a fazer exercícios com o elástico? Conta pra gente!

Não sabe onde encontrar nossos produtos? Clique aqui e conheça algumas de nossas lojas online parceiras!
Não deixe de nos acompanhar no Instagram, venha fazer parte do nosso team!

Fonte: holmesplace