Blog

Antes ou depois do treino? Veja a hora indicada para tomar 5 suplementos
Muitas vezes os suplementos podem facilitar a vida de quem tem uma rotina agitada ou pratica atividades intensas.
03 Fevereiro 2020

A seguir, explicamos a função de alguns dos suplementos mais consumidos por atletas e qual o momento mais indicado de consumi-los lembre-se que esses produtos só devem ser usados com orientação de um nutricionista.

Whey protein

Quando tomar: depois do treino

Essa proteína derivada do soro do leite é rica em aminoácidos essenciais (que não são produzidos pelo nosso corpo), importante para a recuperação pós-treino. Uma das vantagens do whey é que ele tem uma estrutura fácil de ser digerida e absorvida pelo organismo.

"Diversos estudos já mostraram que ingerir esse tipo de substância após os exercícios ajuda a reduzir os danos musculares e promove o crescimento e definição da musculatura", explica Páblius Staduto Braga, médico do esporte e médico gestor do Centro de Medicina Especializada do Hospital Nove de Julho, em São Paulo.

Diferentemente do que muitos pensam, não existe a necessidade de consumir o whey imediatamente após o exercício para obter resultados. O mais importante é ingerir a quantidade de proteína diária recomendada, que varia de pessoa para pessoa, mas geralmente é de 1 g a 1,2 g por quilo de peso corporal. Uma pessoa com 70 kg, por exemplo, precisa de 70 g a 84 g de proteína por dia (dependendo da marca, uma dose de whey oferece cerca de 30 g). 

Confira clicando aqui nossas proteínas! Temos as melhores do mercado!

BCAA (aminoácidos de cadeia ramificada) 

Quando tomar: antes ou depois do treino

O suplemento oferece basicamente três aminoácidos essenciais para o organismo: leucina, valina e isoleucina. Essas substâncias estão presentes em fontes de proteínas como carne (bovina, suína ou de aves), ovo, peixe e leite derivados (e também no whey).

"O suplemento pode ser utilizado no pré ou no pós-treino, dependendo da dieta e do uso de outros suplementos", diz a nutricionista Priscila Samartino Rosa, especialista pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). Antes do exercício, os aminoácidos contribuem para evitar o catabolismo (perda de massa muscular) e depois da atividade física ajudam na recuperação e construção dos músculos.

Clique aqui para ver nossos aminoácidos, temos de várias concentrações, e com certeza alguma vai encaixar nos teus objetivos! 

Cafeína 

Quando tomar: antes do treino

A substância estimula o sistema nervoso, aumentando a disposição para malhar e reduzindo a percepção de fadiga durante o exercício. Também contribui para a oxidação de gordura do corpo. O indicado é consumir o suplemento (ou até mesmo o café) de 15 a 30 minutos antes do treino. Vale lembrar que, em excesso, a cafeína pode causar problema como irritação e insônia se tomada antes de dormir. 

Vem conhecer nossos pré-treinos clicando aqui, eles são essenciais para um treino eficiênte. 

Creatina 

Quando tomar: antes ou depois do treino

A creatina é um dos poucos suplementos em que há comprovação científica de que vale a pena tomar e melhora a performance no treino (pois o benefício de todos os outros suplementos é possível obter com a alimentação). "A substância é considerada útil para melhorar capacidades como força e velocidade, especialmente em atividades de curta duração e alta intensidade, como a musculação", explica Braga. Ela ainda proporciona mais tolerância ao esforço, pois otimiza o fornecimento e a reposição de energia rápida.

A monohidratada é o tipo mais indicado, pois é mais bem absorvido pelo organismo. Estudos mostram que o efeito da creatina é acumulativo. Então, ela pode ser tomada antes, depois do treino ou até mesmo em qualquer outro momento do dia. 

Maltodextrina

Quando tomar: antes e durante o treino

É um carboidrato complexo e fornece energia para a malhação. Na maioria das vezes, é indicado para ser consumido cerca de 30 minutos antes do início do treino e também durante atividades físicas longas (com mais de uma hora de duração), para garantir que não falte combustível e retardar a fadiga.

Porém, dependendo do objetivo do atleta e intensidade da atividade física, alguns nutricionistas também recomendam o suplemento após o treinamento, para repor o estoque de glicogênio muscular e ajudar na recuperação muscular. Geralmente, a dose recomendada normalmente é de até 20 gramas. 

Vem conhecer o nosso Maltodextrina, clicando aqui

Quer saber mais? Não deixe de ler nossos outros blogs e acompanhar que toda semana tem conteúdo novo!
E vem seguir a gente no instagram!

Eu e todo o #teambodynutry estamos sempre por aqui, conte com a gente!


Fonte: UOL