Blog

Fadiga muscular em atletas: principais causas.
Seja através do Crossfit, musculação, levantamento de peso ou qualquer outro esporte, se há algo que os atletas podem concordar é que após um treino pesado e intenso os músculos vão exigir muito de cuidado e você vai se sentir dolorido.
03 Outubro 2022

By Redação 3 de Outubro de 2022 | Tempo estimado de leitura: 10 min

Ao não permitir o tempo adequado de descanso e se recuperar. Sem descanso e recuperação, os músculos não podem se reparar e ficar mais fortes, e o progresso não é eficiente quanto poderia.

O que é fadiga muscular?

É um mecanismo de autodefesa, que protege o corpo do esforço excessivo e pode desencadear o mecanismo de contração dos músculos.



Um músculo cansado é incapaz de continuar trabalhando, mesmo quando o tipo de atividade é alterado.
A fadiga muscular pode se manifestar de várias maneiras diferentes, mas se você ignorar os sinais e sintomas, ou se não souber o que está acontecendo, bem, nesse caso, a fadiga muscular pode ser muito prejudicial.

Sinais e sintomas:

A fadiga é um dos muitos sinais de exaustão muscular. Podendo incluir dores, fraqueza geral, tremores ou calafrios.
Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa, dependendo da causa da fadiga muscular. A dor muscular de início tardio causa fadiga, dores musculares incômodas, inflamação e perda de força.

O que causa fadiga muscular?

Ácido Láctico:

Muitos acreditam que é o único responsável pela fadiga e dor muscular, porém não é o caso.
Quando nos exercitamos, e após o exercício, frequentemente experimentamos sensações de dor e desconforto em nossos músculos, que os fisiculturistas chamam de dor muscular de início tardio (DMIT).

Quando o ácido láctico se torna lactato (produto do metabolismo da glicose), quando o corpo tiver usado todo o lactato que pode controlar, qualquer lactato restante será armazenado nos músculos. Isso leva ao aumento dos níveis de acidez nos músculos, causando dores musculares, espasmos e câimbras.

Deficiências de nutrientes.

É outra causa comum de fadiga e dor muscular, e que as pessoas tendem a nem mesmo considerar, é a deficiência de nutrientes. Para que os músculos funcionem como deveriam, o corpo requer uma série de minerais, vitaminas e eletrólitos essenciais que não pode produzir naturalmente.
Por causa disso, eles precisam vir na forma de suplementos e fontes de alimentos e bebidas integrais.

Não aquecer corretamente

Quando um atleta não consegue se alongar e aquecer antes de iniciar qualquer forma de atividade física e vai diretamente para um treino extenuante, isso pode chocar os músculos, pois eles mudaram repentinamente de repouso para um trabalho duro.
Quando aquecemos suavemente os músculos e alongá-los, você está avisando o que está para passar que comecem a funcionar com muito mais eficiência. Além disso, isso aumentará o fluxo sanguíneo e os níveis de oxigênio.

Como tratar a fadiga muscular?



1. Descanse: Na maioria dos casos, a fadiga muscular é algo que não requer muita atenção. Na verdade, muitas vezes é apenas uma questão de descansar por 24 horas. Dependendo da gravidade da fadiga, pode ser necessário descansar por alguns dias. O repouso é importante porque permite que seus músculos se recuperem e se reparem.

2. Aquecimento/relaxamento: Antes do exercício, reserve um tempo para alongar os músculos e aquecer. Após o treino, você também deve realizar exercícios de alongamento. A regra geral é fazer alongamentos dinâmicos antes do treino e sessões mais longas de alongamentos estáticos após o treino.

3. Terapia quente e fria: Alguns especialistas sugerem colocar uma bolsa de gelo na área dolorida e, em seguida, trocar para uma bolsa quente. Importante certificar-se de não aplicar gelo diretamente na pele e de não o deixar por mais de 10 a 15 minutos.

4. Coma o suficiente: Como os músculos precisam de energia para funcionar bem, você precisa obter proteínas e outros nutrientes suficientes. É importante consumir alimentos frescos e saudáveis todos os dias.

5. Massagem: Uma massagem profissional pode ajudar a soltar os músculos tensos, o que pode causar fraqueza nos músculos.

Volte a praticar!

Quando seus músculos estiverem um pouco melhores, comece a pensar em voltar à sua rotina de exercícios. Tente pegar leve no começo, assim você pode evitar lesões, porque os músculos cansados tendem a se machucar com mais facilidade.

Se você é um atleta, deve sempre consultar seu treinador ou fisioterapeuta para se certificar de que está seguindo o caminho certo para uma boa recuperação.

Bom treinos!

Está gostando dos nossos blogs? Veja outros conteúdos incríveis que preparamos pra você!

Não sabe onde encontrar nossos produtos? Clique aqui e conheça algumas de nossas lojas online parceiras!
Não deixe de nos acompanhar no Instagram, venha fazer parte do nosso team!

Fonte: Sport Llux