Blog

10 exercícios fáceis para quem trabalha sentado por muitas horas
Sedentarismo pode gerar problemas físicos e cognitivos, como a perda de memória. Confira série de um treino útil para quem está em esquema de home office
02 Dezembro 2022

Passar muito tempo sentado pode causar problemas de saúde. Um estudo realizado pela Universidade de Liverpool John Moores constatou que o fluxo sanguíneo cerebral cai quando as pessoas permanecem sentadas durante quatro horas seguidas. Com a pandemia de Covid-19 e a popularização do home office, esse estilo de vida mais sedentário se tornou comum. O problema é que além de gerar lesões e dores musculares, isso pode comprometer o raciocínio e a memória. O Atleta conversou com o profissional de educação física Junior Martins, que recomendou uma lista de exercícios que podem ser executados em casa, entre uma hora de trabalho e outra, no próprio espaço do home office.

Para além desse treino doméstico, é importante levantar para caminhadas (dentro da própria casa) e alongamentos de hora em hora, para evitar os prejuízos de se ficar muito tempo na mesma posição, o que pode causar dores nas costas e problemas circulatórios, entre outros problemas.

Junior explica ainda que a construção de hábitos saudáveis, como a prática de atividades físicas, é fundamental, porque a longo prazo pode ficar cada vez mais difícil reverter os prejuízos causados.

10 exercícios para quem trabalha sentado

Segundo Júnior, com essas séries de 10 exercícios, o corpo será trabalhado de forma completa, levando em consideração a parte inferior, que é a que se atrofia com mais facilidade.

O educador físico recomenda realizar essa série em quatr rounds, sendo que cada exercício deverá durar 20 segundos na primeira volta, com adição de 10 segundos a cada round. Ou seja, na segunda volta, serão 30 segundos; na terceira, 40, e na quarto e última, 50 segundos.

1- Prancha Alta

Este movimento trabalha os glúteos, pernas e abdômen — Foto: Reprodução/ Junior Martins


Como fazer: basta manter o corpo ereto, com abdômen e glúteos acionados, esticar a perna em dorso-flexão.

2- Shoulder Tap

Movimento leva esse nome pois deriva do significado de


Como fazer: fique na posição de prancha alta, ensinada anteriormente, e, em seguida, toque de forma alternada nos ombros.

3- Extensão e flexão tornozelos

Esse é um dos exercícios que podem ser feitos sentados — Foto: Reprodução/Junior Martins

Como fazer: sentado, acione o abdômen e estenda as pernas. Mantenha-se nessa posição e, depois, somente flexione e estenda os tornozelos.

4- Adução de quadril

Você pode utilizar um objeto cilindrico que tiver em casa para a execução deste exercício — Foto: Reprodução/Junior Martins

Como fazer: sentado, coloque algum objeto cilíndrico entre os joelhos e pressione-o pra dentro, na parte interna da coxa.

5- Extensão de joelhos

Este é um exercício focado exclusivamente nas pernas — Foto: Reprodução/Junior Martins

Como fazer: também sentado, estenda e flexione uma perna por vez.

6 - Flexão plantar

Este é um exercício focado exclusivamente nas pernas — Foto: Reprodução/Junior Martins

Como fazer: com os dois pés no chão, flexione o tornozelo, retirando o calcanhar do chão.

7- Abdução de quadril

Embora negligenciado por muitos, a abudção de quadil é excelente para trabalhar a parte interna da coxa. — Foto: Reprodução/Junior Martins

Como fazer: Sente-se, abra e feche os joelhos com os pés na ponta dos dedos.

8 - Escalador

Já este movimento pede a flexão dos joelhos — Foto: Reprodução/ Junior Martins


Como fazer: sentado, alterne as pernas, flexionando e trazendo os joelhos ao peito.

9 - Isometria sentado

A posição sentada exige que as pernas sejam esticadas — Foto: Reprodução: Júnior Martins


Como fazer: sentado, mantenha as duas pernas esticadas, acionando abdômen.

10- Isometria em elevação de quadril

Essa atividade trabalha a região dos glúteos — Foto: Reprodução: Júnior Martins

Como fazer: em posição de prancha, levante uma das pernas de cada vez. O ideal é que se mantenha os glúteos e abdômen pressionados, ficando estático na posição.

Ter uma vida sedentária, leva a uma diminuição da força e da massa muscular, uma vez que os músculos não são ativados pelos exercícios físicos, e a realização de tarefas do dia a dia não são suficientes para trabalhar todos os músculos do corpo. Então bora aprender mais dicas de como se exercitar?! Acompanhe nossos blogs!!

Não sabe onde encontrar nossos produtos? Clique aqui e conheça algumas de nossas lojas online parceiras!
Não deixe de nos acompanhar no Instagram, venha fazer parte do nosso team!

Fonte: ge.globo