Blog

5 vacilos na musculação que podem zerar seus ganhos: Sai dessa!
Muita gente se dedica com bastante para conquistar aquele formato dos sonhos na musculação, mas, vamos ser sinceros? Não é fácil.
22 Setembro 2023

Se você está aqui é porque muito provavelmente deu duro na academia, certo? Fera, deixa eu te falar um negócio: Jogar todo esse esforço fora é mais fácil do que parece. Muita gente se dedica com bastante para conquistar aquele formato dos sonhos na musculação, mas, vamos ser sinceros? Não é fácil. E o que pode ser mais desanimador do que perceber que, de repente, tudo que você suou para conquistar vai pelo ralo? A real é que os vacilos acontecem e eles podem te custar caro. Mas, calma! Estou aqui para te ajudar a não cair nessas ciladas. Bora conferir os 5 erros que podem prejudicar tudo que você já conquistou e como evitá-los?

1. Aquela "escapadinha" no final de semana

Dieta é tipo relacionamento sério. Se você der uma escapadinha no fim de semana, a chance de estragar tudo é gigante! O famoso "só essa vez" vira “farra gastronômica” e, quando vê, incluiu o álcool na festa. Se liga: essa balada culinária anula todos os exercícios da semana. Quer uma dica? Mantenha o foco na dieta, até mesmo nos finais da semana. Não adianta malhar pesado, atacar uma pizza inteira e beber com se não houvesse amanhã depois.

2. "Ah, hoje não vou treinar..."

Não treinar parece uma opção fácil quando a vida fica corrida. Mas, mesmo que sua rotina seja uma loucura, dê um jeito! Se não for para ir à academia, faça em casa, na rua, mas FAÇA! O importante é não parar totalmente.

Pode parecer batido, mas muitos de nós caem na armadilha de achar que é ok pular uns treinos. A regra é clara: a inatividade é um obstáculo ao progresso.

3. Estagnou? Muda o roteiro!

Se você está na mesma faz tempo, é hora de mudar. Observar a evolução é fundamental. Não precisa virar fisiculturista, mas é preciso ver algum progresso. Se estagnou, mude sua estratégia. Até quem treina só pela saúde precisa evoluir. Se você não vê mudanças faz tempo, algo está errado. Estagnou? Mude a estratégia. Não se acomode. Observe seu corpo, se perceber que o ritmo caiu, busque novas formas de se desafiar.

4. Planejamento é tudo

Ter um plano de treino bem estruturado faz toda a diferença. Esse plano vai guiar você por diferentes ciclos e fases, otimizando seus resultados. Esse planejamento bem feito te ajuda a manter o ritmo, mesmo que seja só para manter o que já alcançou. Você conhece a periodização? Ela pode ser sua salvação, especialmente quando o tempo é curto. Ter uma estrutura e seguir um planejamento evita que você perca o rumo e ajude a otimizar seus ganhos, mesmo que o tempo para treino tenha diminuído.

5. Respeite o ronco!

Descansar é tão crucial quanto treinar. O corpo precisa desse tempo para se recuperar e crescer. E não estou falando só de dormir bem, mas também de respeitar o intervalo entre treinos. Aqui vai um lembrete que muitos esquecem: descansar é tão importante quanto treinar! O overtraining (treinamento esportivo excessivo de forma sustentada, a um ponto que exceda a capacidade do corpo de se recuperar) é uma ameaça real. O corpo precisa de um tempo para recuperar. Segundo estudos, um intervalo de 48 a 72 horas entre sessões de musculação é essencial. E não vale só dormir, hein? A qualidade do sono é fundamental. Sinais de fadiga? Escute seu corpo.

Resumindo: ter um físico desses é uma combinação de disciplina, suor, estratégia e... descanso! E, por fim, sempre procure profissionais para te ajudar nessa jornada. Com os cuidados certos, você não só conquista seus objetivos, como também os mantém.

Espero que com essas dicas você mantenha (e até potencialize) seus resultados.

Para complementar ainda mais esse conteúdo que você acabou de ler, veja esse que preparamos pra você que aborda sobre o consumo de cerveja. Será que ela atrapalha mesmo o treinamento físico? Descubra a verdade:
https://www.bodynutry.ind.br/noticia/tomar-cerveja-atrapalha-o-treinamento-fisico

E lembre-se: cada vacilo é um passo atrás. Bora treinar?

Espero que tenha gostado do conteúdo que compartilhamos com você! Lembre-se de que a prática regular de exercícios e uma alimentação saudável são fundamentais para uma vida mais equilibrada!

Se busca ajuda para manter esses hábitos, nós estamos aqui sempre te mostrando novas dicas e produtos que podem tornar essa meta mais leve e prática. Clique aqui para adquirir produtos de qualidade em nossa loja parceira e esperamos vê-lo novamente em breve.

Confira nosso perfil do instagram (clique aqui) para mais inspiração, novidades e dicas. Faça parte do nosso #team. Até a próxima!