Blog

Aprendendo a montar as marmitinhas de forma higiênica e segura
Imagine que você cozinhou um rango “da hora” e quer congelar uma parte. Muita gente acha que precisa esperar a comida esfriar totalmente antes de colocar no congelador, mas isso é um mito!
12 Setembro 2023

Fala galera! Bora se ligar nessas dicas para não só fazer aquela marmitinha fit, mas também garantir que ela esteja sempre fresca, saudável e de acordo com as recomendações higiênico-sanitárias.

Higiene é o primeiro passo! Primeiramente, antes de começar a preparar ou armazenar sua comida, lave sempre as mãos com água e sabão. Parece básico, mas fazer isso já elimina vários microrganismos.

Esqueça o mito do vinagre e do bicarbonato. Se você quiser desinfetar seus alimentos, especialmente os frescos como verduras e legumes, NÃO use vinagre ou bicarbonato! Eles não são eficientes. O que realmente higieniza de acordo com as recomendações é solução clorada. Você pode encontrar essa solução pronta em supermercados ou prepará-la com água sanitária (para cada litro de água, use uma colher de sopa de água sanitária). Deixe os alimentos de molho por 15 minutos (não mais que isso se não pode causar contaminação química) e depois enxágue bem em água corrente.

Atenção ao congelar! Se for congelar sua comida, já os divida nas marmitinhas e faça isso enquanto ela ainda está fresca/quente. Não tem dessa de esperar esfriar, não. Vamos entender o porquê:

Imagine que você cozinhou um rango “da hora” e quer congelar uma parte. Muita gente acha que precisa esperar a comida esfriar totalmente antes de colocar no congelador, mas isso é um mito!

Quando a comida fica em temperatura ambiente por muito tempo, ela entra na chamada "zona de perigo", que está entre 5°C e 60°C. Nessa faixa de temperatura, as bactérias selvagens se multiplicam, tipo festa na casa do vizinho com música alta!

Agora, se você congelar uma comida enquanto ela ainda está fresca ou morna, você está, basicamente, interrompendo essa festa das bactérias bem no início. Ao aumentar rapidamente a temperatura dos alimentos, pois as bactérias não têm tempo para se proliferarem em grande quantidade.

Então, resumindo aquele papo reto: congelar rápido = menos bactérias = comida mais segura e saudável.

Lembre-se de identificar: anote a data que foi armazenada. Assim, você evita aquele mistério de "há quanto tempo isso está aqui”?

Descongele com segurança: A melhor forma de descongelar sua marmita é colocá-la na “parte de baixo da geladeira” (que não seja no freezer) de um dia para o outro. Evite deixar na pia ou no balcão, pois favorece a multiplicação de bactérias, retire do congelador e já leve ao micro-ondas e consuma imediatamente.

Vidro sempre que possível: potes de vidro são menos porosos que os de plástico, então, menos chances de bactérias se alojarem neles. Além disso, o vidro não libera substâncias tóxicas ao esquentar. Então, se puder, investe num bom jogo de potes de vidro.

Reaqueça só uma vez. Depois de descongelar sua comida, você só deve reaquecê-la uma vez. Tá ligado naquela marmita que você descongelou e depois pensou em esquentar de novo mais tarde? Então, tem que tomar cuidado com isso. Cada vez que você aquece e depois deixa esfriar a comida, você dá uma chance às bactérias se multiplicarem. Mesmo que você não veja ou sinta, elas estão tão lá fazendo uma festa. Lembra da "zona de perigo" que falei antes, entre 5°C e 60°C? É nessa faixa que as bactérias curtem muito!

Quando você descongela a comida e depois a reaquece, já tá expondo ela a esse risco uma vez. Se tentar reaquecer de novo, o risco aumenta ainda mais, porque mais bactérias podem crescer nesse meio tempo. E não dá pra contar só com o calor do reaquecimento para eliminar todas as bactérias. Alguns podem resistir e continuar lá, principalmente se a comida não for aquecida de maneira uniforme.

Então, na moral, é melhor não arriscar. Reaqueceu uma vez e sobrou? É chato, mas o melhor é descartar. Saúde em primeiro lugar, sempre!

Aprenda a escolher a carne: Saber escolher a carne é tão importante quanto as dicas de higiene que já demonstramos antes!

Olho na coloração:

Carne bovina: Deve ser vermelha, brilhante e sem manchas escuras. Se estiver muito escuro ou com aspecto esverdeado, pule fora!

Carne suína: A carne de porco deve ter uma cor rosa pálida a rosa média e um aspecto brilhante.

Aves: Deve ter uma cor uniforme (de uma cor só) e estar livre de hematomas ou manchas escuras.

Firmeza é a chave: Toque a carne. Ela deve ser firme e voltar ao seu formato original rapidamente depois de pressionada.

Evite carnes com muito líquido: Se você ver muito líquido ou sangue na embalagem, isso pode ser um sinal de que a carne não foi armazenada corretamente ou está na prateleira há muito tempo.

Checar o odor: Uma carne fresca não deve ter um cheiro forte. Se sentir um odor desagradável, é melhor evitar.

Procure pelo selo de inspeção: Isso é mega importante! A carne deve ter o selo de inspeção do órgão sanitário, isso garante que ela passou por um controle de qualidade e está apta para consumo.

Prefira carnes com pouca gordura aparente: Escolher cortes mais magros é uma opção mais saudável, especialmente para quem está naquela pegada fitness!

Veja os dados de validade: Isso vale para qualquer produto, mas a gente precisa fortalecer. Sempre verifique os dados de validade e garanta que sua carne esteja fresca.

Agora que você já sabe como escolher a carne perfeita, é só preparar aquele prato maravilhoso e mandar ver na marmitinha. E não se esqueça de seguir as dicas de higiene que falamos antes, hein? Assim, tudo fica no ponto certo: saboroso e seguro!

Dicas de ouro para armazenar frutas, verduras e legumes!

Sabia que armazenar de forma correta os vegetais pode fazer toda a diferença na durabilidade, sabor e qualidade nutricional deles? Então se liga nessas dicas para garantir um rango mais fresco e saudável!

Frutas

Na geladeira: Frutas como morangos, uvas, maçãs, peras, kiwis, cerejas, framboesas e amoras duram mais quando armazenadas na geladeira.

As frutas cítricas como limões, laranjas e tangerinas também se beneficiam de um tempinho no frio, principalmente em climas mais quentes.

E os tomates? Comece a manter-os fora da geladeira até que estejam totalmente maduros. Depois disso, guarde-os na geladeira para prolongar a frescura, mas lembre-se de consumi-los em poucos dias.

Fora da geladeira: Frutas como bananas, abacates, pêssegos, tomates, melões, mamões, abacaxis e mangas devem ficar fora até amadurecerem. Uma vez maduras, você pode colocá-las na geladeira para prolongar o frescor.

Lembre-se: nunca guarde frutas em sacos plásticos fechados fora da geladeira, pois isso pode acelerar o processo de deterioração.

Verduras

Na geladeira: A maioria das folhas verdes, como alface, rúcula, espinafre e couve, mantém-se frescas na gaveta de verduras da geladeira. Armazene-as em sacos plásticos ou recipientes com tampa, mas não totalmente fechados, para permitir alguma circulação de ar.

Ervas frescas, como salsa, coentro e hortelã, também devem ir para a geladeira.

Fora da geladeira: Se as verduras estiverem molhadas, seque um pouco antes de armazenar. A umidade excessiva pode acelerar o apodrecimento.

Leguminosas

Na geladeira: Legumes como brócolis, couve-flor, cenoura, beterraba, ervilha e milho verde são dados bem na geladeira.

Pimentões, abobrinhas e pepinos também beneficiam o frio, mas não por muito tempo. Uma semana é o ideal.

Fora da geladeira: Batatas, cebolas, alhos e batatas-doces preferem lugares frescos, secos e escuros, mas não necessariamente frios. Evite guardar perto de frutas que liberem etileno, como maçãs e bananas, pois isso pode fazê-los brotar mais rápido.

Dicas finais:

Separe frutas e legumes, porque algumas frutas liberam um gás chamado etileno que pode fazer com que os legumes amadureçam e estraguem mais rapidamente.

Ao armazenar na geladeira, utilize as gavetas específicas. Elas foram projetadas para manter um nível de umidade ideal para frutas e verduras.

E aí, curtiram as dicas? Com esses toques, seus alimentos irão durar mais e você vai aproveitar muito mais o sabor e os nutrientes que eles têm a oferecer. Mantenha sua marmita naquele padrão top de qualidade e saúde.

Seu corpo vai te agradecer!

Agora que você já conheceu algumas dicas de como preparar suas marmitinhas, conheça também como as dietas DASH e TLC impactam sua rotina de treinos. Não conhece essas dietas? Vem conhecer e saber o que os estudos dizem sobre elas:

https://www.bodynutry.ind.br/noticia/as-dietas-dash-e-tlc

Espero que tenha gostado do conteúdo que compartilhamos com você! Lembre-se de que a prática regular de exercícios e uma alimentação saudável são fundamentais para uma vida mais equilibrada!

Se busca ajuda para manter esses hábitos, nós estamos aqui sempre te mostrando novas dicas e produtos que podem tornar essa meta mais leve e prática. Clique aqui para adquirir produtos de qualidade em nossa loja parceira e esperamos vê-lo novamente em breve.

Confira nosso perfil do instagram (clique aqui) para mais inspiração, novidades e dicas. Faça parte do nosso #team. Até a próxima!