Blog

Entre músculos e vitaminas: O ABC dos suplementos alimentares
Os suplementos são esse hit! Eles entram para dar uma força extra, seja em vitaminas, minerais, proteínas ou outros nutrientes que seu corpo tá precisando.
11 Setembro 2023

E aí, galera? Bora entender um pouco do rolê dos Suplementos!

Se você está iniciando sua jornada fitness ou apenas ouvindo seus amigos falarem sobre aquele "pozinho mágico" que eles adicionam no shake, chegou ao lugar certo. Hoje, vamos desvendar o universo dos suplementos. Então, se ligue!

1. O que é esse suplemento?

Suplementos são basicamente uma forma de complementar sua dieta. Imagine que sua alimentação é uma playlist no Spotify. Às vezes, mesmo com as melhores músicas (alimentos), falta aquele hit especial. Os suplementos são esse hit! Eles entram para dar uma força extra, seja em vitaminas, minerais, proteínas ou outros nutrientes que seu corpo tá precisando.

2. Mas, como funciona essa parada?

Os suplementos são de diferentes formas, dependendo do que você está tomando. Por exemplo, o Whey (Clique aqui) é recomendado pra quem quer ganhar músculos. Ela ajuda na recuperação e crescimento muscular depois daquele treino pesadão. Já os multivitamínicos (Clique aqui) garantem que você tenha todas as vitaminas e minerais necessários para o corpo funcionar a 1000%!

3. Quem deve entrar nessa vibe?

Então, isso varia. Muita gente pensa que suplemento é só pra quem vive na academia, mas na real, existem suplementos para todo tipo de pessoa:

Atletas e Marombas: Pra ajudar no ganho de massa, recuperação e desempenho

Veganos e Vegetarianos: Às vezes, a galera que opta por uma dieta sem produtos de origem animal pode precisar de um reforço de certos nutrientes, tipo B12 ou ferro, por exemplo.

Na Correria: Se você vive na corrida, alguns suplementos podem ajudar a manter o corpo equilibrado e garantir energia.

Galera da Saúde: Pra quem quer garantir que está tendo todos os nutrientes necessários.

Mas, é claro, antes de sair tomando qualquer coisa, é essencial conversar com um profissional de saúde ou nutricionista. Eles vão te ajudar a entender o que você realmente precisa.

A verdade é: Os suplementos são uma ferramenta poderosa, mas eles só fazem milagres em conjunto. É preciso combinar com uma boa alimentação, treino e, claro, aquele descanso merecido!

Lembre-se: o caminho para um corpo e mente saudável é feito dia após dia.

Mitos e Verdades sobre Suplementos: Desvendando o Rolê

E antes de finalizar, vamos quebrar umas ideias que muita gente tem sobre suplementos, certo? Venha com a gente!

"Suplemento é só pra quem treina pesado."

Mito! Suplementos podem ajudar desde o atleta profissional até quem quer garantir uma nutrição adequada. Não é só sobre músculos, mas também sobre saúde e bem-estar.

"Se eu tomar suplemento, vou ficar gigante!"

Depende! Se ficar gigante for o resultado que você quer, pode ser que SIM. O suplemento sozinho não vai te transformar em um Hulk, porém ficar “grande” e definido depende de muitos fatores, como dieta, tipo de treino e genética.

"Suplementos são iguais a esteroides."

Super mito! Vamos esclarecer uma coisa: Suplementos e esteroides NÃO são a mesma coisa! Imagina suplementos como aquela vitamina extra que você toma quando tá precisando de um up, sabe? Eles te ajudam a alcançar seus objetivos de saúde e fitness, complementando sua dieta. Já os esteroides são do tipo um 'turbo boost' ilícito e perigoso que algumas pessoas usam para ganhar músculos super rápido. Só que esse 'boost' pode trazer um monte de problemas de saúde. Então, fique ligado: Suplementos = bom e natural; Esteroides = risco e nada legal, sacou?

"Proteína em excesso faz mal pro rim."

Mito, mas com um, "porém". Para a maioria das pessoas, uma alta ingestão de proteína não causa problemas renais. No entanto, se você já tem alguma condição renal pré-existente, é preciso cuidado.
"Suplementos de vitaminas são sempre benéficos."

Depende! Enquanto algumas pessoas se beneficiam de suplementos vitamínicos, para outras, o excesso pode ser prejudicial. Equilíbrio é a chave.

Dicas para começar com uso de suplementos:

Consulte um especialista: Antes de tudo, converse com um nutricionista. Ele vai te ajudar a identificar o que seu corpo precisa.

Comece devagar: Introduza um suplemento de cada vez para ver como seu corpo reage.

Qualidade é fundamental: Dê preferência a marcas reconhecidas e com boas referências, como a nossa. Barato demais pode custar caro! Avalie o valor do investimento do produto e os benefícios reais que ele pode te proporcionar, o famoso custo x benefício, “sakas”?

Combine com uma dieta equilibrada: Suplementos complementares, não substituem uma boa alimentação.

Mantenha-se informado: A ciência está sempre evoluindo. Mantenha-se atualizado para fazer as melhores escolhas.

Lembre-se: suplementos são ferramentas incríveis, mas o melhor “suplemento” é uma vida com equilíbrio e movimento. Cuide-se!

Agora que você já conhece um pouco do universo dos suplementos e sabe algumas dicas sobre como começar a tomar, que tal explorar um pouco sobre uma dúvida recorrente que é se devemos tomar suplementos somente em dia de treino? Descubra:

https://www.bodynutry.ind.br/noticia/devemos-tomar-suplementos-somente-em-dia-de-treino

Referências:

Antonio, J. e outros. "Necessidades de nutrição esportiva para atletas infantis e adolescentes." Journal of Pediatric Health Care, 2016.
Tipton, KD, & Wolfe, RR "Proteínas e aminoácidos para atletas." Journal of Sports Sciences, 2004.
Instituto Nacional de Abuso de Drogas. "Drogas sobre esteróides anabolizantes." 2020.
Martin, WF, Armstrong, LE, & Rodriguez, NR "Ingestão de proteínas na dieta e função renal." Nutrição e Metabolismo, 2005.
Fortmann, SP et al. "Suplementos vitamínicos e minerais na prevenção primária de doenças cardiovasculares e câncer: uma revisão sistemática atualizada de evidências para a Força-Tarefa de Serviços Preventivos dos EUA." Anais de Medicina Interna, 2013.
Institutos Nacionais de Saúde. "Suplementos dietéticos: o que você precisa saber". NIH, 2021.
Phillips, SM, & Van Loon, LJ "Proteína dietética para atletas: das necessidades à adaptação ideal." Journal of Sports Sciences, 2011.
Escritório de Suplementos Dietéticos - Suplementos Multivitamínicos/minerais. Institutos Nacionais de Saúde, 2021.
Jäger, R. et al. "Posição da Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva: proteínas e exercícios." Jornal da Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva, 2017.
Craig, WJ "Efeitos das dietas veganas na saúde." O Jornal Americano de Nutrição Clínica, 2009.

Espero que tenha gostado do conteúdo que compartilhamos com você! Lembre-se de que a prática regular de exercícios e uma alimentação saudável são fundamentais para uma vida mais equilibrada!

Se busca ajuda para manter esses hábitos, nós estamos aqui sempre te mostrando novas dicas e produtos que podem tornar essa meta mais leve e prática. Clique aqui para adquirir produtos de qualidade em nossa loja parceira e esperamos vê-lo novamente em breve.

Confira nosso perfil do instagram (clique aqui) para mais inspiração, novidades e dicas. Faça parte do nosso #team. Até a próxima!