Blog

Técnica, precisão e alimentação: aprenda os fundamentos do vôlei!
Venha se divertir e aprender a jogar voleibol!
30 Janeiro 2023

O voleibol é um esporte praticado numa quadra dividida em duas partes por uma rede. São duas equipes, uma de cada lado, com seis jogadores em cada uma. Apesar de ser um jogo coletivo, com uma exigência cognitiva do jogador, o vôlei exige técnica e fundamentação motora para a eficiência dos movimentos. Então, para que a partida ocorra de maneira adequada, com rallys em grande volume, é imprescindível conhecer e aplicar os fundamentos do vôlei. Saiba mais sobre eles, a seguir.

Membership in Safra VolleyBall Club Kesrouane

Conheça os principais fundamentos do vôlei

1- Saque


O saque é um dos fundamentos do vôlei mais importantes, pois é o primeiro ataque da partida. O movimento coloca a bola em jogo e marca o início do rally. Em geral, existem dois tipos de saque no voleibol: saque por baixo e saque por cima.

- O saque por baixo é aquele que você faz golpeando a bola de baixo para cima. Os jogadores realizam esse movimento com a mão fechada, socando a bola de baixo para cima, ou com a mão aberta, batendo na bola com a parte próxima ao dedo polegar.

Há uma variação famosa do saque por baixo que, embora seja considerada ultrapassada, é importante ser conhecida. Veja:

- saque jornada nas estrelas: o jogador bate na bola de baixo para cima colocando-a na maior altura possível (em torno de 25 metros) para que ela caia na quadra adversária.

Agora, falaremos sobre o saque por cima, clássico. Nessa modalidade, o jogador joga a bola para o alto e bate nela com a palma da mão, enquanto seus dois pés estão apoiados no chão. É válido ressaltar que existem duas variações do saque por cima. Veja:

- saque flutuante: é parecido com o saque por cima clássico, porém mais tático e técnico. O jogador joga a bola para o alto, porém ele salta e bate na bola de forma colocada, com o intuito de jogá-la em um ponto específico na quadra adversária;

- saque viagem ao fundo do mar: o jogador joga a bola para o alto e bate nela com potência, ou seja, usando toda a força necessária para cair na quadra adversária. Este é um saque utilizado para desestabilizar a defesa (recepção do saque) da equipe adversária.

2- Recepção ou Passe

A recepção, também chamada de passe, é o ato de receber o saque que vem da equipe adversária. A principal função desse fundamento do vôlei é passar a bola para o levantador da equipe, que irá preparar um ataque.

A técnica mais utilizada para fazer a recepção é a manchete, movimento feito com os antebraços unidos e os braços estendidos para recepcionar bolas que chegam mais baixas. Vale ressaltar que é errado fazer a manchete com as mãos; a bola deve bater no antebraço, próximo ao punho.

3- Levantamento

Um dos fundamentos do vôlei que exige alta dificuldade técnica é o levantamento. Esse movimento é realizado após uma recepção, e sua principal função é preparar um ataque. Nesse caso, a técnica utilizada é o toque, movimento feito com as duas mãos sobre a cabeça, usando, principalmente, os dedos indicador e polegar.

4- Ataque

O objetivo do ataque é fazer a bola tocar dentro da quadra adversária. Basicamente, existem duas técnicas de ataque:

- técnica “cortada”: o atleta bate na bola com força para tentar passar pelo bloqueio e fazer a bola tocar na quadra adversária;
- variação “largada”: o atleta salta e, ao invés de bater com potência na bola, ele dá um leve toque com a ponta dos dedos para tirar a bola do bloqueio e fazê-la cair na quadra adversária.

5- Bloqueio

O bloqueio é um dos fundamentos do vôlei de defesa da equipe contra um ataque. Como o nome já diz, o objetivo é bloquear um ataque adversário. O bloqueio pode ser simples (feito por apenas um atleta), duplo (feito por dois atletas) ou triplo (feito por três atletas).

No momento que o jogador for saltar para fazer o bloqueio, é importante que ele tenha o cuidado de executar esse salto na vertical. Caso o jogador salte para frente, provavelmente ele tocará na rede – esse ato configura falta. O mesmo vale para o momento de descer do bloqueio, as mãos devem estar na vertical!

6- Defesa

A defesa ocorre quando a bola passa do bloqueio e vai em direção à quadra da equipe. A principal função é defender um ataque e impedir o ponto do adversário. Como os ataques podem ser muito potentes ou muito bem colocados, a defesa pode ser feita com qualquer parte do corpo. É permitido, inclusive, utilizar os pés para defender um ataque. Não existe uma técnica exclusiva para executar a defesa, porém a mais utilizada é a manchete. O que importa é não deixar a bola tocar a quadra!

Ufa! Agora que você conhece todos os fundamentos do vôlei, que tal colocar o conhecimento em prática?



4 dicas de nutrição ideais para jogadores de vôlei

O voleibol é um esporte que requer um condicionamento físico impecável dos jogadores. Por isso, é extremamente importante aliar três fatores básicos: rotina de treinamentos, horário de descanso e alimentação equilibrada. Esse último, inclusive, é o ponto-chave para o bom rendimento dos atletas. Ter uma dieta correta para a prática do voleibol é capaz de melhorar o desempenho e a composição corporal. Quer saber como? Veja as dicas de nutrição que separamos para você!

Dicas de nutrição para jogadores de vôlei

1- Invista no carboidrato

O carboidrato é uma importante fonte de energia para os jogadores de vôlei. A ingestão de alimentos ricos em carboidratos fornece um grande aporte energético e dá condições de treino. O ideal é optar por alimentos de baixo índice glicêmico, como batata, macarrão, sucos naturais, frutas, cereais e pães integrais. O consumo deve ocorrer em dois momentos: antes do exercício, para maximizar o desempenho, e depois do treino, para recuperar o músculo e prepará-lo para a próxima sessão.

Nosso Maltodextrina é perfeito para isso, já que é um suplemento que fornece energia para o corpo, retarda os sintomas da fadiga, ajuda a evitar a hipoglicemia e a hiperinsulinemia, auxilia na absorção de aminoácidos e evita a perda de massa muscular, além de conter carboidrato complexo e vitamina C. Clique aqui e garanta o seu!

2- Proteínas são essenciais

As proteínas são de suma importância para o atleta de vôlei. Essas substâncias são capazes de prevenir a perda de massa muscular durante os treinos, ajudando a recuperar os músculos. Por isso, uma das dicas de nutrição para jogadores de voleibol é acrescentar proteína à sua dieta. Leite e derivados, carne vermelha, ovo, peixe, frango e embutidos devem fazer parte do seu dia a dia.

Já conhece nossas proteínas? Se não, venha comigo experimentar essas delícias! Clique aqui e escolha a sua!

3- Não esqueça da hidratação

A perda de água e eletrólitos (sais minerais) durante os treinos e competições é muito grande devido à eliminação excessiva de suor. Isso é um grave problema, visto que a desidratação pode causar cãibras, lesões musculares, fadiga, náuseas e boca seca.

Portanto, é importante repor líquidos e eletrólitos com frequência!

As dicas de nutrição para esse caso são:

- consumir 4,5 litros de líquido por dia em forma de água, sucos e isotônicos;
- ingerir repositores à base de carboidratos, como bebidas isotônicas;
- beber 1 litro de água ou suco antes do treino e 1 litro após o término;
- evitar o consumo de líquidos durante as refeições para não dificultar o processo digestivo.

4- Alimentos de consumo moderado

Entre as dicas de nutrição que não podem faltar é o consumo moderado de alimentos fritos e gordurosos. Tais alimentos são lentamente digeridos pelo organismo e podem criar uma sensação de indigestão durante os treinos e jogos. Refeições ricas em fibras também devem ser evitadas, pois podem causar desconforto gastrointestinal e gases. Além disso, evite farinhas refinadas e açúcares, já que esses aumentam o risco de lesões.

Gostou das nossas dicas de nutrição?

Não sabe onde encontrar nossos produtos? Clique aqui e conheça algumas de nossas lojas online parceiras!
Não deixe de nos acompanhar no Instagram, venha fazer parte do nosso team!

Fonte: pontonosso