Blog

Suar realmente queima calorias?
O suor não é apenas água e sais saindo do corpo; ele pode ser um indicador da saúde do seu corpo.
30 Agosto 2023

Oi turma! Alguma vez você já se perguntou por que, depois de um treino intenso, sua amiga está parecendo uma cascata ambulante enquanto você está apenas um pouquinho molhado? Afinal, o suor é um sinal de que estamos queimando gordura ou é apenas mais um mito do nosso mundo fitness? Venha desvendar esse mistério com a gente!

O suor e a perda de calorias

Primeiro de tudo, o suor não é gordura chorando de saudade. De fato, suar é apenas o jeito do corpo se manter na temperatura ideal, liberando água e sais minerais que, ao evaporar, ajudam a nos refrescar.
Suar pode fazer você sentir que perdeu peso, mas é apenas perda de líquido - uma perda que será rapidamente recuperada assim que você se hidratar.

Suor = Esforço?

Você pode pensar: "Ah, mas se estou suando, é porque estou me esforçando e, por consequência, queimando calorias, certo?". Errado! Já reparou como você não sua muito ao nadar? Mesmo assim, a natação é um exercício excelente para queimar calorias. O mesmo vale para treinos em climas frios.

Por que algumas pessoas suam mais?

Agora, você deve estar se emocionando por que algumas pessoas suam mais que outras? Existem vários fatores no jogo, incluindo genética, peso e condicionamento físico. Por exemplo, quanto mais pesado você for, mais energia seu corpo precisa para funcionar, levando a mais suor. E, aqui vai uma curiosidade: pessoas mais condicionadas tendem a suar mais porque seus corpos são mais eficientes na regulação.

Desvendando o suor

O suor não é apenas água e sais saindo do corpo; ele pode ser um indicador da saúde do seu corpo. Aqui estão algumas informações preciosas que seu suor pode revelar:

Estresse: Essas gotas podem ser um sinal de estresse. Quando estamos estressados, ativamos glândulas específicas que nos fazem suar mais. Respiração profunda e meditação podem ajudar nisso.

Hiperidrose ou Anidrose: Se você sua muito ou muito pouco, essas condições podem ser a razão. Ambas são condições médicas que merecem atenção profissional.

Baixa quantidade de açúcar no sangue: Muito suor pode indicar que seus níveis de açúcar estão baixos. Se estiver sentindo náuseas, tremores ou irritabilidade, procure um médico.

Em Forma: Você sabia que quanto mais condicionado você está, mais pode suar? Um estudo de 2014 mostrou isso.

Desidratado: Seu corpo te avisa quando precisa de água e suar demais pode ser um desses sinais. Mantenha-se hidratado!

Equilíbrio de Eletrólitos: Quando você sua, perde mais do que apenas água. Eletrólitos vão junto, por isso, às vezes, uma bebida esportiva pode ser necessária após o treino.

A hidratação adequada é fundamental para a saúde e o desempenho físico. Enquanto a água é, sem dúvida, o componente principal para se manter hidratado, há alguns suplementos e soluções que podem auxiliar nesse processo, especialmente quando o objetivo é reestabelecer eletrólitos perdidos durante o suor ou intensificar a absorção de água. Aqui estão alguns suplementos que podem ajudar na hidratação:

Repositores eletrolíticos: São misturas de eletrólitos, principalmente sódio, potássio, cálcio e magnésio. Eles são comuns em bebidas esportivas, mas também estão disponíveis em forma de pó, cápsulas ou tabletes efervescentes.

Sais de reidratação oral (SRO): Frequentemente usado em cenários clínicos para tratar desidratação grave, como em casos de diarreia. Estes ajudam a fortalecer os eletrólitos perdidos e promover a absorção rápida de água no intestino.

Glicerol (ou glicerina): Quando consumido em combinação com uma grande quantidade de água, o glicerol pode ajudar a reter mais líquidos, o que pode ser feito para atletas que competem em eventos de resistência ou em ambientes quentes. No entanto, seu uso é controverso em algumas organizações esportivas e é essencial consultar um especialista antes de consumir.

Taurina: Este aminoácido tem sido estudado por seu potencial em ajudar na hidratação e equilíbrio eletrolítico. Ele é frequentemente encontrado em bebidas energéticas.

Água de coco: Naturalmente rica em potássio e outros eletrólitos, a água de coco é uma opção natural para auxiliar na reidratação. Porém, é bom ficar atento ao teor de açúcar e calorias em algumas marcas.

Cápsulas de sal: Usadas principalmente por atletas de ultra resistência, estas cápsulas ajudam a reabastecer o sódio e outros eletrólitos perdidos através do suor.

Ao escolher um suplemento para ajudar na hidratação, é vital lembrar-se de:

Consulte um profissional de saúde ou nutricionista antes de iniciar suplementação de sais. Leia os rótulos para evitar o excesso de açúcares ou ingredientes indesejados.

O consumo excessivo de eletrólitos, principalmente sódio, pode ter efeitos negativos na saúde.

Além disso, embora os suplementos possam auxiliar, nada substitui o consumo adequado de água durante o dia para manter-se hidratado.

Conclusão

Agora que desvendamos os segredos do suor, o que ele está te dizendo hoje? Mantenha-se informado, saudável e, claro, hidratado!

Referências

Mayo Clinic - Transpiração e perda de peso
Livestrong - Calorias queimadas nadando
MedicalNewsToday - Por que algumas pessoas suam mais
WebMD - Condicionamento físico e suor
Healthline - Estresse e suor
DermNet NZ - Hiperidrose e Anidrose
American Diabetes Association - Sinais de baixo açúcar no sangue
Journal of Applied Physiology - Suor e condicionamento físico
NCBI - Eletrólitos e exercício

Gostou de saber sobre suor excessivo? Aproveite para entender a importância de uma boa hidratação e como ela pode te ajudar a envelhecer com mais saúde! Explore e continue essa incrível jornada de aprendizado conosco!

BOA HIDRATAÇÃO ASSOCIADA A UM ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL. AS DESCOBERTAS PODEM FORNECER PISTAS INICIAIS SOBRE RISCOS AUMENTADOS DE ENVELHECIMENTO BIOLÓGICO AVANÇADO E MORTE PREMATURA.

É vital entender que as descobertas, embora impressionantes, não provam uma relação de causa e efeito direto.

https://www.bodynutry.ind.br/noticia/boa-hidratacao-associada-a-um-envelhecimento-saudavel

Espero que tenha gostado do conteúdo que compartilhamos com você! Lembre-se de que a prática regular de exercícios e uma alimentação saudável são fundamentais para uma vida mais equilibrada!

Se busca ajuda para manter esses hábitos, nós estamos aqui sempre te mostrando novas dicas e produtos que podem tornar essa meta mais leve e prática. Clique aqui para adquirir produtos de qualidade em nossa loja parceira e esperamos vê-lo novamente em breve.

Confira nosso perfil do instagram (clique aqui) para mais inspiração, novidades e dicas. Faça parte do nosso #team. Até a próxima!