Blog

Treinar descalço: Vale a pena? É permitido?
Treinar descalço está longe de ser um bicho de 7 cabeças em 2022.
14 Dezembro 2022

Muito se fala da estabilidade durante o treino de força e dos riscos de acidentes. Vale a pena refletir!

Devemos levar em consideração uma série de fatores antes de decidir plantar a sola do pé no chão durante os treinos, sejam eles de força ou não.

Além da polêmica sobre poder ou não treinar descalço na academia, hoje em dia boa parte dos corredores também estão tirando os calçados para aproveitar melhor a natureza e os benefícios do treino descalço..

Sei que pode estar se perguntando sobre a imagem de abertura do artigo sendo composta por um praticante calçado, mas é pelo fato de não conseguirmos fotos com boa qualidade de treino descalço para inserir. Ainda estamos vencendo esse tabu.

Treinar descalço e a polêmica das academias

Arnold realizando uma remada na polia baixa

Para gestores de academias, pensar em uma anilha ou halter caindo no pé de um cliente é um verdadeiro pesadelo.

A maioria dos espaços comerciais tradicionais proíbem essa prática, embora a medida não impeça a ocorrência de acidentes. Treinar de tênis é uma prática comum desde a popularização das academias.

Nos anos 70 e 80 era comum vermos bodybuilders treinando descalços em academias voltadas para esta modalidade, entretanto, outras pessoas se sentiam mais confortáveis no mesmo espaço usando calçados durante os treinos.

Ouso afirmar que era mais uma questão de conforto e vontade própria do que uma regra. Hoje em dia, em uma sala de musculação tradicional o uso de tênis é obrigatório.

Um dos exemplos mais clássicos do passado é o ídolo número 1 do fisiculturismo Arnold Schwarzenegger treinando descalço, como pode conferir na imagem acima.

Treinar descalço x Segurança

O uso de tênis não evita uma fratura ao cair uma anilha de 20kg ou halter do mesmo peso em um dos seus pés, dependendo de como o acidente ocorre. No entanto, o tecido do calçado ajuda a evitar cortes e outros ferimentos superficiais.

Não quer dizer que sua pele fique blindada, mas dá uma protegida.

O problema é que alguns gestores acreditam que a medida é milagrosa e que realmente protege o pé do praticante. O correto seria separar uma área específica para transitar ou treinar sem o uso de calçados, dando a possibilidade daqueles que preferem treinar descalços se sentirem mais acolhidos.

Outro problema seria o efeito da falta de higiene com os pés e calçados, causando uma mistura de odores nada agradáveis na sala de musculação. Nem todos são cuidadosos com seus pés e calçados esportivos.

Eficácia

A base da força é a estabilidade. Ficar levantando peso utilizando bases como o Bosu ou Bola Súíça não é nada seguro e nem eficaz quando o objetivo é desenvolver força muscular. Não cabe aqui discutir a eficiência desse tipo de base no treinamento, mas a estabilidade que pés descalços podem proporcionar ao treino. Podemos abordar as bases em outra oportunidade, ok?

Experimente agachar ou realizar um leg press sem tênis. Mesmo sem ter o costume, perceberá logo a diferença. Sim, treinar descalço traz mais estabilidade e segurança nesse sentido.

É muito comum vermos praticantes de crossfit treinando descalços durante os levantamentos básicos e olímpicos. Por ser um ambiente mais descontraído e com foco na eficácia do movimento, permite-se, sem burocracia alguma, treinar sem calçados.

Mas não se engane, nesses locais são enfatizados todos os fatores que influenciam a segurança do praticante antes de desamarrar o tênis, ok? Além disso, o esporte já conta com linha de calçados específicos que oferecem estabilidade e eficiência durante o movimento.

Recomendações

- Independente da sua vontade e conforto, respeite as regras do ambiente que você está treinando. Caso contrário, encontre um que possa treinar da forma que desejar;
- Ao treinar em casa, experimente treinar descalço, vai gostar. Deixe pesos e demais equipamentos longe da área de execução, caso não sejam utilizados durante o exercício em questão;
- Caso não queira mudar de academia e deseje ter a sensação de estabilidade mais próxima possível do que seria treinar descalço, utilize tênis com sola fina e sem amortecimento, como o “All Star”. Esses são muito utilizados por Powerlifiters. Você pode procurar também os calçados voltados para o Crossfit;
- Treinar descalço ou de tênis independe do nível de condicionamento físico, mas vale a pena ter a orientação técnica de um profissional de educação física, sempre;
- Caso treine pisando em tatames de EVA, faça descalço, justamente por conta do piso instável.

Benefícios ao treinar descalço

- Maior estabilidade durante o movimento ao treinar força;
- Fortalecimento do arco plantar;
- Melhor recrutamento dos músculos atuantes no exercício;
- Menor esforço ao manter a postura;
- Exploração mais eficaz da mobilidade de tornozelo.

Quer saber mais do mundo fitness? Acompanhe os nossos blogs!

Não sabe onde encontrar nossos produtos? Clique aqui e conheça algumas de nossas lojas online parceiras!
Não deixe de nos acompanhar no Instagram, venha fazer parte do nosso team!

Fonte: musculacaosr